A crise na suinocultura é grave. De acordo com os dados coletados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), através do projeto Campo Futuro, em 2017, o suinocultor independente de Minas Gerais estava trabalhando com margem de lucro média por terminado de aproximadamente R$ 36,80. Entretanto, o ano de 2018 não começou bem para os criadores.
Traçando um cenário para o início do ano de 2018, variando apenas o preço do terminado e o custo total, mantendo-se o peso de venda, obtivemos o seguinte resultado:
Mesmo utilizando dados da suinocultura mineira, podemos adotar este cenário como tendência para outros estados brasileiros que desenvolvem a suinocultura independente. Portanto, estima-se que, em média, o produtor operou com um prejuízo de R$ 71,80 por terminado no primeiro quadrimestre de 2018.
Para vencer a crise na suinocultura, cabe ao suinocultor utilizar boas ferramentas de gestão. Por exemplo: realizar compras estratégicas, estar sempre atualizado às mudanças de mercado e, principalmente, saber o seu custo de produção de forma detalhada, tendo como objetivo traçar um plano estratégico que minimize os riscos, resguardando seu patrimônio para atravessar este momento de turbulência no mercado.