Os resultados das análises no campo da avicultura de postura foram observados por meio de um levantamento de dados econômicos. A obtenção dos números foi possível através dos painéis do projeto Campo Futuro no ano de 2017. Posteriormente, comparando as respostas com a situação atual desse mercado, foi constatada a redução das margens de ganho do produtor. Além disso, foi viável verificar uma situação antieconômica para a prática da atividade.
As conclusões basearam-se na avaliação dos resultados alcançados em quatro regiões distintas com grande representatividade na produção de ovos. São elas: Arapongas-PR, Manaus-AM, Campo Verde-MT e Garanhuns-PE. Todas as áreas avaliadas apresentaram grande concentração de seus custos de produção de ovos em apenas três itens.
Reunidos, representam 81% de todo o desembolso realizado para a produção de ovos. Assim, 62% dos gastos são destinados para a compra de matéria-prima e fabricação de rações. Paralelamente, 10% são despendidos com insumos para classificação de ovos e 9% direcionados para pagamento de salários e encargos sociais da mão de obra contratada.
Com a grande representatividade dos itens relacionados no custo de produção, foi analisado como é o comportamento em cada região. Comparando o segundo semestre de 2017 com o mesmo período de 2018, notamos que as regiões de Campo Verde e Arapongas demonstraram expressivo aumento nos gastos com ração, classificação e mão de obra. Por outro lado, nas regiões de Garanhuns e Manaus a variação desses produtos e serviços praticamente não se alterou.
Observando as margens obtidas com a atividade, em geral, nota-se a redução na margem bruta alcançada. A mudança é decorrente da atualização dos preços recebidos pela venda da caixa de 30 dúzias, com exceção da região de Campo Verde, no Mato Grosso. O município apresentou uma tendência distinta na evolução de preços e custos em relação às demais regiões analisadas.
Como resultado, verifica-se uma margem bruta negativa nas regiões de Garanhuns e Manaus. Esse fator pode tornar a atividade inviável no curto prazo. O atual cenário mostra grande dificuldade para avicultura de postura. Com queda nos preços e valores de milho e soja superiores ao mesmo período do ano anterior, os melhores resultados econômicos aparecem em regiões com maior oferta desses produtos.
Assim, é de grande relevância optar por compras estratégicas e eficiência na fabricação de rações para garantir o sucesso da atividade de produção de ovos. Para ter novos direcionamentos sobre como definir essas estratégias, entre em contato com um especialista e impulsione o crescimento do seu negócio!