O café irrigado é uma técnica que vem sendo amplamente discutida. Mas ainda fica sempre a pergunta: esse é um bom negócio? Para responder a esse questionamento, é preciso compreender quais são os reais resultados que podem ser obtidos com esse investimento.
Embora o valor empatado seja alto, existem diversos benefícios quando optamos pelo sistema irrigado nas propriedades. Confira alguns deles abaixo:
Para converter esses benefícios em valores monetários, foi feita uma comparação entre as propriedades pertencentes ao nosso banco de dados. Foram analisados produtores de café irrigado e os que produzem em sequeiro na região do Cerrado mineiro.
Foram avaliados os resultados acumulados das safras 13/14, 14/15, 15/16 e 16/17, totalizando 2.237 talhões de café em sequeiro (17.685,75 hectares) e 771 talhões de café irrigado (28.637,26 hectares). Os dados econômicos foram corrigidos pelo IGP-DI de março/2018.
Analisando os dados, destaca-se inicialmente a diferença da produtividade entre os sistemas. O irrigado produziu 8,65 sacas por hectare a mais em relação ao de sequeiro. Demonstrando o maior investimento nas atividades operacionais, os talhões irrigados também obtiveram um Custo Operacional Efetivo por área 31% maior.
Em contraponto, ao se verificar o custo fixo da amostra, pôde-se perceber que os custos de depreciação e remuneração do capital para os talhões irrigados foram menores em relação ao de sequeiro, mesmo havendo o investimento em irrigação. Isso se justifica devido à maior eficiência e à melhor utilização do capital investido em máquinas, equipamentos, benfeitorias e lavouras pelas propriedades irrigadas.
O efeito da maior produtividade dos talhões irrigados fez ainda ampliar a eficiência produtiva e econômica. Mesmo possuindo maior custo total por área, os talhões irrigados apresentaram menor estoque de capital por saca produzida e menor custo total por saca, resultando em maior lucro.
Convidamos você a analisar os dados acumulados das últimas safras do seu empreendimento. Também é importante fazer uma análise crítica dos seus resultados e da eficiência do seu sistema produtivo. Para isso, é preciso levar em consideração se as suas lavouras são de café irrigado ou de sequeiro. Precisa de ajuda? Entre em contato um de nossos especialistas.