A pandemia trouxe uma recessão financeira que atingiu todos os setores da economia, inclusive o agronegócio.
O agronegócio brasileiro também sentiu o impacto que o coronavirus representou a economia, mas devido a crescente demanda de produtos oriundos desse setor, tanto a agricultura como a pecuária se mantiveram em atividades e vem se expandindo.
Um fator determinante para garantir a solidez do agronegócio frente a esse cenário de pandemia, foi o uso da tecnologia para otimizar a produção nas lavouras e da pecuária.
Nos acompanhe na leitura, e entenda mais sobre como a tecnologia tem afetado diretamente o ritmo de produção do agronegócio brasileiro.
Existem diversas pesquisas em andamento de produtos, equipamentos, máquinas e processos que visam a otimização da produção dentro do agronegócio.
Mas além da tecnologia que está em desenvolvimento, o produtor hoje já tem à sua disposição diversos recursos que permitem maior competitividade do produto brasileiro frente a mercados internacionais.
O principal objetivo do uso da tecnologia para o setor agropecuário é o de possibilitar novas técnicas e formas de manejo, que permita lucros máximos, com custo de produção equilibrado, atendendo a demanda crescente mundial por commodities agrícolas brasileiras.
Além disso o produtor também precisa aumentar sua produtividade, e a tecnologia no agronegócio tem sido uma forte aliada nesse processo.
O produtor tem a sua disposição diversos níveis de tecnologia, tanto as mais simples, quanto as tecnologias mais elaboradas. Termos em franca expansão é agricultura de precisão e agricultura 4.0, visando sempre maiores produtividades economicamente viáveis.
Conheça agora, algumas das principais tecnologias que vem aprimorando e gerando maior rentabilidade ao processo produtivo do agronegócio.
Os drones representam uma grande revolução para o campo, pois podem realizar o monitoramento e a avaliação de lavouras e rebanhos de forma automatizada. Além da aplicação de tratos culturais de forma aérea.
Permitindo ao produtor aperfeiçoar seu manejo, além disso os drones são opções mais sustentáveis, que não geram impactos ambientais nem danos a cultura.
As soluções mobile também tem sido promissoras para esse setor.
Os aplicativos desenvolvidos para uso nesses equipamentos podem executar funções que vão desde a análise da nutrição dos animais, até o monitoramento remoto das máquinas agrícolas por exemplo.
Por meio do uso dos softwares de gerenciamento de dados, o produtor consegue gerir diversas informações relativas à sua produção, confira abaixo algumas delas:
Porém o mercado ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de internet na maioria das propriedades rurais por exemplo.
Esse fator impacta diretamente a efetividade da implementação de tecnologias nos estabelecimentos rurais.
Com isso é preciso adaptar-se, explorando ao máximo as possibilidades das tecnologias off-line, ou buscando meios que viabilizem o uso da internet nessas propriedades.
O trabalho no campo de fato tem muito a ganhar com o uso dessas tecnologias no agronegócio.
Pois além de modernizar o sistema de produção, ainda permitem maior rentabilidade ao produtor.
Para mais conteúdos como, acesse nosso blog!